As Pimentas

As pimentas e os pimentões que conhecemos, pertencem ao gênero Capsicum, família Solanaceae, a mesma família de tomates, berinjelas e batatas. As pimentas são importantes na cultura de vários países, assim como no Brasil, e são consumidas principalmente como tempero, mas também são utilizadas por suas propriedades medicinais e até mesmo místicas.

As Pimentas e a Saúde

A ardência ou picância das pimentas deve-se a presença de uma substância chamada capsaicina. A capsaicina apresenta propriedades medicinais comprovadas cientificamente, ela ativa o metabolismo em geral, auxiliando no emagrecimento, e também atua como cicatrizante de feridas, antioxidante, previne a arteriosclerose, controla o colesterol, evita hemorragias e aumenta a resistência física. Além disso, estimula a liberação de endorfinas, os hormônios que provocam a sensação de bem-estar e satisfação.

A Escala de Pungência

A Escala de Scoville é uma medida da ardência, ou mais corretamente, da picância de uma pimenta ou pimentão. O número de unidades de Scoville indica a quantidade de capsaicina presente nos frutos. A escala foi criada pelo químico americano Wilbur Scoville, que desenvolveu um teste para avaliar a picância de pimentas e pimentões.

Veja na tabela abaixo, a Escala de Pungência das Pimentas que vendemos na Loja Virtual:

Pimenta Boyra Habanero Vermelha 100.000 a 350.000
Pimenta Malagueta 50.000 a 100.000
Pimenta Tupã Bode Vermelha 50.000
Pimenta Arari Bode Amarela 50.000
Pimenta de Cayenne 30.000 a 50.000
Pimenta Híbrida Grisu F1 16.000
Pimenta Espaguetinho Ornamental < 500
Pimenta Iracema Biquinho 0
O Plantio

Para iniciar-se no hobby do cultivo de Pimentas, é interessante que você conheça todas as fases de vida da planta, adquirindo sementes e plantando elas você mesmo. Dominando este processo, você poderá comprar sementes sem medo, além de trocar sementes com pessoas de diversos lugares e fará germinar as mais diferentes variedades de pimentas que desejar.

A construção de uma pequena estufa ajuda no processo, mas não é imprescindível. Uma janela bem iluminada, com uma boa bancada, permite o plantio até mesmo em apartamentos. Para germinar sementes é importante utilizar material esterilizado, desde as sementeiras até o substrato. Nós indicamos a compra da Sementeira Prática, Viveirinho Isla ou Espuma Fenólica. Para substrato, utilize terra comum de jardim misturada com húmus de minhoca e vermiculita. Esterilize no sol, revirando até ficar bem seco, e finalize no forno comum, por 30 minutos em fogo alto. Depois de frio, espalhe sobre as bandejas e plante. Irrigue com pulverizador.

Não permita que o substrato seque durante a germinação. Se necessário, irrigue várias vezes ao dia. Tenha cuidado também para que o inverso não ocorra, ou seja, o encharcamento, que provoca o apodrecimento das sementes e do substrato.

Com um pouco de prática, você verá suas sementes germinarem em 7 a 14 dias. Boa Sorte!

Compre agora mesmo suas sementes, acesse:
https://www.tocadoverde.com.br/sementes/pimentas.html

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *