Cultivando Ervas no Jardim

Um canteiro ou vaso com ervas é simples e fácil de manter. Além de ser muito útil! As ervas apresentam propriedades medicinais, cosméticas, mágicas, aromáticas e condimentares conhecidas há milênios pela humanidade e outras tantas que são descobertas ainda hoje e serão no futuro. Você pode plantar um canteiro com suas ervas favoritas em qualquer lugar que receba boa incidência de sol. Pode ser um cantinho do jardim, ou até mesmo vasinhos pendurados na parede se você não tiver muito espaço. Até mesmo em pequenos apartamentos é possível cultivar ervas com criatividade.

Se você gosta de cozinhar, nada melhor do que ter seus temperos favoritos ao alcance das mãos, fresquinhos e sem agrotóxicos. As seguintes espécies condimentam maravilhosos pratos da culinária brasileira e mundial:
Alecrim
Cebolinha
Coentro
Cominho
Manjericão
Orégano
Salsa
Pimenta
– Outros temperos: https://www.tocadoverde.com.br/sementes/temperos.html

Agora, se o que você deseja é ter uma farmácia natural sempre à mão, para preparas chás para toda a família, não dispense as seguintes ervas medicinais:
Calêndula
Camomila
Endro
Erva-doce
Melissa
Arruda
– Outras ervas medicinais: https://www.tocadoverde.com.br/sementes/ervasmedicinais.html

Depois de escolhidas as espécies que você deseja cultivar, não esqueça de produzir as mudinhas e preparar bem a terra onde elas crescerão, para que fiquem sempre viçosas e saudáveis. Uma terra soltinha e fértil, com boa drenagem e pH balanceado é tudo o que necessitam para terem raízes bem desenvolvidas e fortes. Não esqueça de irrigar sempre em intervalos regulares, deixando a terra secar superficialmente entre as regas. A maioria das ervas não gosta de muita água, devendo ser resguardada de excessos de regas e encharcamentos.

Já cultiva ervas no jardim? Torne-se um expert com os seguintes livros:
Ervas – Guia Prático
Manual Natureza de Hortaliças e Temperos
Plantas Medicinais no Brasil
O Segredo das Ervas

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *